Rondonia

Home
Castanheiras
Cabixi
Seringueiras
Nova uniao
Monte Negro
Itapua do Oeste
Rio Crespo
Candeias do Jamari
Santa Luzia do oeste
Campo Novo de Rondonia
Nova Mamore
Primavera de Rondonia
Costa Marques
Nova Brasilandia do Oeste
Alvorada do Oeste
Colorado do Oeste
Cerejeiras
Machadinho do Oeste
Pimenteiras do Oeste
Sao filipe do Oeste
Ministro Andreazza
Sao Francisco do Guapore
Cujubim
Corumbiara
Vale do Paraiso
Parecis
Presidente Medici
Novo Horizonte do Oeste
Chupinguaia
Vale do Anari
Sao Miguel do Guapore
Buritis
Ouro Preto do Oeste
Cacaulandia
Rolim de Moura
Guajara Mirim
Porto Velho
Ji Parana
Jaru
Vilhena
Cacoal
Ariquemes
Pimenta Bueno
Bate Papo
Anuncie Aqui
Presidente Medici

Presidente Médici é um município brasileiro do estado de Rondônia. Sua população estimada em 2004 era de 25.314 habitantes.

A cidade de Presidente Médici e o município de igual denominação, do qual é sede político-administrativa, foi dada pelos migrantes oriundos das regiões Centro-Sul do país, que aí se estabeleceram a partir de 1970, contra a vontade do senhor Milton de Andrade Rios que os tinha como grileiros, invasores das terras que considerava serem de sua propriedade, visto tê-las adquiridas do senhor Luiz Mário Pereira de Almeida, como parte integrante do Sr. Presidente Hermes, situados entre os igarapés Preto e Leitão denominado Fazenda Presidente Hermes, pelo seu novo proprietário.

Os primeiros colonos chegaram ao local na margem da BR-364, na década de sessenta, instalaram-se em apenas quatro barracas no meio do lamaçal, dando-lhe o nome de Trinta e Três, por distar 33 Km da Vila de Rondônia, atual cidade de Ji-Paraná. Seus moradores, todos agricultores, socorriam de alguma forma os motoristas e passageiros das viaturas que ficavam retidas em um imenso atoleiro conhecido por Muqui, nas proximidades do rio com este nome. O lugarejo crescia em número de habitantes e casas com a chegada de novos colonos que nele se estabeleciam a apesar da situação litigiosa. No primeiro semestre de 1972, sua população atingia mais de 800 habitantes e os ônibus que ligavam Cuiabá-MT a Porto Velho-RO, faziam ponto de parada no local, agora com aspecto de Vila e com dois nomes Nova Jerusalém e Nova Canaã, ostentados em placas distintas colocadas pelos líderes de cada grupo de agricultores em frente de suas respectivas casas. Ainda nesse ano, os colonos realizaram eleição para escolher a um único nome para localidade, sendo posta em votação os dois supracitados e mais Getúlio Vargas, Fátima do Norte, Cruzeiro do Sul e Presidente Médici, havendo sido escolhido esse último. O qual foi oficializado em 1973, ao ser o local elevado a categoria de Sub-Distrito, pelo Coronel do Exército Theotorico Gauva, na época governador de Rondônia.

Em decorrência de seu desenvolvimento sócio-econômico foi o distrito de Presidente Médici elevado a município em 1981, mantendo este nome em homenagem ao Presidente da República Emílio Garrastuzu Médici.

Enter content here

Enter supporting content here